Sobre Nós
Sempre gostei de coisas práticas. Portanto, partir para ação sempre foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção. Quando se trata de cozinhar, a ação é o "carro chefe", ou seja, é o que faz as ideias tornarem-se reais. Tem muita gente que adora saborear bons pratos, eu sou uma delas, mas, no entanto, ainda mais que provar e deliciar, eu gosto de fazê-los.
Dai para "brincar" na cozinha foi um pulo. É chamo brincadeira, porque a cada dia que invento, ou que sigo uma boa receita, sempre coloco a criatividade para funcionar, e gosto de dar o meu "toque final"
A ideia de fazermos um site surgiu de noite, na cama, afinal, (cama combina com comida), é bem sugestivo, não acham?
Então foi assim, que nós resolvemos colocar no ar o blogourmet com a participação de todos os amigos.
Izabel Mendonça
História do Projeto
Somos capixabas na cor, no cheiro e na forma, portanto, ter nascido CAPIXABA, é mais que uma honra, é um orgulho, uma dádiva. O Estado do Espírito Santo fica na região Sudeste do Brasil fazendo parte juntamente com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma região próspera, rica, que liga o Mar a Montanha em poucas horas. Vitória é a capital desse Estado abençoado até no nome.
A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra, influenciaram bastante a nossa culinária, o que faz do Espírito Santo um calderão de especiarías. Com a influência dos europeus, em especial a dos Portugueses, novos pratos foram acrescentados a nossa cozinha. O Espírito Santo é um dos poucos Estados brasileiros cuja identidade está fortemente associada à culinária ou a ícones da cozinha. Impossível não lembrar da torta, da moqueca capixaba e da panela de barro. Mas, essa também é a terra da polenta, do quibe, da torta de maçã alemã, da carne de porco, dos bijus e de uma infinidade de receitas que se misturam num verdadeiro caldeirão étnico.
O nome indígena Moqueca designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com peixes e frutos do mar, ao contrário da moqueca baiana , a nossa moqueca Capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de cocô. como diz um grande jornalista e conhecedor profundo da história do Espírito Santo: "Moqueca só capixaba, o resto é peixada" (E Cacau Monjardim, conseguiu com essa frase dizer o que significa para o nascido em solo Espirito Santense traduzir muito bem o que fazemos com os produtos que recebemos do mar, e também da terra, sejam verduras, folhas, carnes, etc. O capixaba cozinha bem, e gosta de falar sobre suas receitas. Temos o nosso segredinho, é claro, mas fazemos questão de divulgar para que a nossa cultura seja passada e conhecida por todos.